Rede Tangle: Uma introdução ilustrada

Todos os créditos para Alon Gal Original Post https://blog.iota.org/the-tangle-an-illustrated-introduction-4d5eae6fe8d4

Este é o primeiro de uma série de posts de nível iniciante, voltado para aqueles que querem aprender mais sobre como a IOTA funciona sob o capô. Seguiremos vagamente o whitepaper, mas vamos um pouco mais lentos e adicionamos algumas imagens para esclarecer os conceitos básicos. Neste artigo, apresentamos o emaranhado, explicamos o que é e como o estudamos matematicamente na equipe de pesquisa da IOTA.

Para entender o emaranhado, precisamos aprender sobre o que os cientistas da computação chamam um gráfico direcionado. Um gráfico direcionado é uma coleção de vértices (quadrados), que estão conectados entre si por bordas (setas). Este é um exemplo de um gráfico direcionado:

O Emaranhado, que é a estrutura de dados por trás do IOTA, é um tipo particular de gráfico direcionado, que contém transações. Cada transação é representada como um vértice no gráfico. Quando uma nova transação junta o emaranhado, ele escolhe duas transações anteriores para aprovar, adicionando duas bordas novas ao gráfico. No exemplo acima, a transação número 5 aprova as transações número 2 e 3. As transações são mais ou menos o que você esperaria, informações da forma “pessoa A deu a pessoa B dez IOTAs”. Nesta fase, não nos preocuparemos muito com o que queremos dizer ao aprovar uma transação, assim como entraremos nisso mais tarde.

Chamamos as dicas de transações não aprovadas. No exemplo, a transação número 6 é uma dica, porque ninguém a aprovou ainda. Cada transação entrante precisa escolher duas dicas para aprovar (há sempre pelo menos uma!). A estratégia para escolher quais as duas dicas a serem aprovadas é muito importante e é a chave da tecnologia única da IOTA. No entanto, para tornar nossas vidas mais fáceis, começaremos com a estratégia mais simples: escolhendo aleatoriamente entre todas as dicas disponíveis. Cada transação recebida analisa todas as transações atualmente não aprovadas e simplesmente escolhe duas ao acaso.

Para mostrar o que parece o emaranhado quando todos usam essa estratégia de seleção aleatória (tecnicamente chamada de “seleção de dica aleatória uniforme”), fizemos uma simulação visual dele. Esta simulação gera emaranhados aleatórios, com a primeira transação (chamada gênese) à esquerda e as transações mais recentes à direita. As dicas estão marcadas com um quadrado cinzento. Quando você coloca o mouse sobre uma transação, todas as transações aprovadas por ela são destacadas em vermelho e todas aquelas que a aprovam ficam azuis.

Por hoje é isso! Nós o convidamos a jogar com a simulação, a experimentar configurações diferentes e a fazer perguntas aqui ou em nosso canal #tanglemath Discord. No próximo artigo, explicaremos o que queremos dizer com a taxa de transação (?), Introduzir conceitos mais avançados, como aprovadores indiretos e dicas ocultas, e aprender sobre uma estratégia de seleção de dicas mais sofisticada: a caminhada aleatória não ponderada.